Beatrix Potter - Contos completos em português. Todas as histórias de Beatrix Potter: Pedro Coelho, Esquilo Trinca-Nozes, Coelho Casimiro, Dois Ratos Marotos, Senhora Pica-Pisca, e muitos outros

Hans Herbert Grimm
Hans Herbert Grimm
(Markneukirchen, Alemanha)

Hans Herbert Grimm nasceu em Markneukirchen, na Alemanha, a 26 de junho de 1896. Cursou Filosofia e Estudos Alemães na Universidade de Halle-Wittenberg, pela qual se doutorou em 1921. Colocado como professor na cidade de Altenburg, aí criou raízes. Casou-se, teve um filho, foi escrevendo e, em 1928, publicou anonimamente um romance, Schlump, inspirado na sua participação na Grande Guerra de 1914–18.

Em 1933, com os nazis no poder, Schlump foi queimado e proibido, e Grimm escondeu o livro no interior de uma parede da sua casa; tinha medo de ser descoberto, preso e perseguido. A mulher aconselhou-o a fugir. Porém, ele quis permanecer em Altenburg e dar as suas aulas enquanto fosse possível. Inscreveu-se no partido nazi, o NSDAP, para poder viver em segurança.

Com o início da Segunda Guerra Mundial, Grimm foi outra vez alistado e serviu como intérprete na frente ocidental. De regresso a casa, defrontou-se com um novo sistema político. Por ter sido membro do NSDAP, não lhe permitiram voltar ao ensino, mas conseguiu trabalhar em teatro, como encenador. Ao fim de um ano e meio, também isso lhe tiraram, e viu-se obrigado a trabalhar num areeiro para sobreviver.

No verão de 1950, as autoridades da recém-fundada República Democrática Alemã convocaram-no para se apresentar em Weimar. Hans Herbert Grimm não partilhou com ninguém a conversa que tiveram com ele. A 5 de julho desse ano, regressou à casa de família, em Altenburg e, dois dias mais tarde, quando a mulher saiu para ir às compras, pôs termo à vida.

Livros de Hans Herbert Grimm editados pela PIM!